sábado, 31 de dezembro de 2011

Berinjelas, muito prazer!!!

Sou alucinada por berinjelas, sempre fui. Nas cozinhas da minha familia, o lindo fruto de polpa clara  e casca lisa ora negra, ora violacea, sempre foi vastamente explorado. Refogada, recheada, em patès, adocicada, em escabeche, em conserva, com massas e até com chocolate, como provei uma vez na Costa Amalfitana...a berinjela sempre foi muito bem vinda.
Além de deliciosa e versatil, é super saudavel e contribui para a reduçao do colesterol, dentre outros beneficios. Ou seja, berinjela é tudo de bom!!!

"Renata Mandelli - Art & Food" produz  3 tipos de antipasto de berinjela (e muitos outros estao por vir!), sendo que em dois deles utilizo os mesmos ingredientes, variando apenas o modo de preparo. Alho fresco, perfumadas folhas de manjericao, peperoncino da Calabria, sal marinho e, claro, um maravilhoso azeite extra virgem de oliva, rigorosamente italiano.
Em uma das receitas, as berinjelas vao ao forno, enquanto na outra, finissimas fatias do vegetal in natura sao temperadas com os ingredientes mencionados e depois deixadas nos vidros a "curtir" por um tempo para que os sabores possam se fundir.  Para obter o terceiro tipo, eu defumo as berinjelas, e o resto é segredo de estado...nas palavras de alguns clientes que optaram por incorpora-la ao menu de suas casas: "Renata, dessa vez voce se superou!".
Eu adoro alimentos que me deixam feliz. E, certamente, a berinjela integra o rol dos preferidos!!!                                                               
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário